A Vale do Sol chegou em Petrolina com cerca de 32 ônibus 0km, do modelo "Caio - Apache S21, sendo 10 equipados com ar-condicionado.
Garagem dela era localizada no distrito indústrial da cidade. E inicialmente operou nos dois lotes, que na época eram operados pela Joalina e Transnova. Porém, a licitação que ocorreu em meados de 2003/2004, trouxe essa empresa para cidade, de forma ilegal, pois a prefeitura na época não abriu para concorrência, somente a Vale do Sol participou. Mas logo depois, a Joalina ganhou na justiça e conseguiu recuperar suas linhas novamente em pouco tempo. Infelizmente a Transnova não tinha condições de se manter e acabou decretando falência.
A Vale do Sol permaneceu operando onde hoje é o 'lote 1', até que ela comprou a empresa Transnova, incluindo os ônibus.
Com cerca de 1 ano e meio, a empresa não estava conseguindo quitar o financiamento, e pelo menos 12 ônibus foram tomados pelo Banco Volks, que logo foram leiloados, e em seguida somaram ao sistema de transporte público de Aracajú/SE.
Depois disso, a empresa começou a trazer ônibus usados de outras cidades que ela operava, para Petrolina-PE.
Resumindo: O transporte público de Petrolina ficou numa situação caótica depois dessa 'licitação' citada acima, pois o sistema era organizado, a Joalina que era pioneira na cidade, conseguia renovar a frota com bastante frequência, sem falar que Petrolina foi uma das primeiras cidades do nordeste a receber ônibus com ar-condicionado, ou seja, estava muito a frente de muitas grandes cidades na época.
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